Presidente do TCE-MS publica convocação de eleições da instituição

O presidente do Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso do Sul, Jerson Domingos, publicou no Diário Oficial desta segunda-feira (2), a convocação para a eleição de presidente da instituição.

“RESOLVE: Art. 1º Convocar, nos termos da legislação vigente, eleição para os cargos de Presidente, Vice-Presidente e Corregedor-Geral do Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso do Sul, cujo mandato iniciar-se-á em 1º de fevereiro de 2025 e terminará em 31 de dezembro de 2026. Parágrafo único. O processo eleitoral ocorrerá em Sessão Especial no dia 18 de dezembro de 2024, às 9h, no Plenário Celina Martins Jallad”, diz a publicação.

A convocação ocorre após uma sinalização de paz no TCE, que estava dividido entre Flávio Kayatt e Márcio Monteiro contra Jerson Domingos. A dupla de ex-deputados tucanos chegou a ensaiar uma chapa tendo Kayatt como presidente e Monteiro como vice para tirar Jerson do comando.

A intenção da dupla não agradou Jerson, que afirmou ser impossível registrar chapa, já que segundo o regimento, precisaria de três para a composição. Como quatro dos sete conselheiros estão afastados, no entendimento de Jerson, Monteiro e Kayatt não conseguiriam concorrer, fazendo com que ele continuasse na presidência até a construção de uma chapa completa, que se daria apenas com o retorno e entendimento com outro conselheiro. Já Kayatt e Monteiro entendiam que Jerson não poderia disputar outro mandato, por ter concluído o de Iran e ter sido eleito novamente.

A discussão entre o trio durou dias até que, na semana passada, chegaram a um provável entendimento, tendo Kayatt como presidente, mas Jerson de vice, mesmo a contragosto.

O registro de chapas concorrentes deverá ser feito mediante expediente registrado na Diretoria de Controle Externo até o dia 17 de dezembro de 2024 (15 dias da publicação deste edital), no horário de funcionamento regular do Tribunal (7h às 13h).

Estão afastados após operações da Polícia Federal os conselheiros Iran Coelho, Waldir Neves, Ronaldo Chadid e Osmar Jerônymo.

 

 

ims

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *