Na manhã da última quinta-feira, 5 de setembro, servidores do Tribunal de Contas de Mato Grosso do Sul lotaram o plenário do TCE-MS na “Apresentação do Fluxo de Trabalho do e-Sfinge aplicado ao TCE de Santa Catarina”. O evento inédito reuniu mais de 200 servidores, entre técnicos e auditores de controle externo, na busca de mais capacitação sobre o novo sistema de recebimento de dados e informações que será implementado oficialmente pelo TCE-MS, a partir do dia 1º de janeiro de 2025.
O Sistema de Fiscalização Integrada de Gestão [e-Sfinge] é um conjunto de aplicativos integrados de recebimento das informações sobre as contas públicas enviadas pelos agentes públicos e que consolida os dados de gestão em remessas unificadas. Também emite relatórios automáticos de avaliação e analisa a gestão de cada município e do Estado, ampliando a transparência e celeridade das informações.
O chefe da Consultoria de Governança Estratégica da Corte de Contas, Geanlucas Júlio de Freitas, destaca que o evento é importante para que os servidores do TCE-MS possam se antecipar sobre os obstáculos e acertos que os técnicos de Canta Catarina tiveram na implementação e utilização do e-Sfinge. “Estamos recebendo técnicos que trabalham diretamente, implementam e fazem toda a manutenção desse sistema. Essa ferramenta auxilia o controle externo uma vez que ela automatiza a prestação de contas, e nós poderemos realizar uma análise um controle externo cada vez melhor e cada vez mais rápida”.
Para capacitar os servidores do TCE-MS sobre o novo sistema, o evento contou com a participação dos técnicos do TCE-SC: Nilsom Zanatto (Diretor de Informações Estratégicas do TCE-SC), Thiago da Silva Sodré (DIE/CIAF), Sandro Daros De Luca (DIE/CAGC), Marcel Damato Belli (DLC) e Thaisy Maria Assing (DGE). Nilsom Zanatto explica que o TCE-MS é a primeira Corte do País a adotar o e-Sfinge. “Um momento em que pudemos apresentar um panorama geral específico sobre o uso dos dados que a gente coleta dos nossos jurisdicionados utilizando o e-Sfinge no processo de fiscalização de controle e acompanhamento concomitante da gestão pública de Santa Catarina”.
A capacitação foi finalizada na sexta-feira (6), com uma rodada de conversa para a troca de experiências entre o Tribunal de Contas de MS e o TCE de Santa Catarina.
fonte: Ass.Com/TCE-MS