A maior feira agropecuária da região norte de Mato Grosso do Sul, a Agripesi, começou oficialmente na manhã desta quinta-feira (20), no Parque Municipal de Exposições Balduíno Maffissoni, em São Gabriel do Oeste. Focada em inovação tecnológica e conhecimento em produção e genética, a feira que acontece até o dia 23, conta com o apoio do Sindicato Rural, Sebrae, Famasul, Senar/MS e da Prefeitura Municipal.
Durante a cerimônia de abertura, Rogério Thomitão Beretta, secretário-executivo de Desenvolvimento Econômico Sustentável de Mato Grosso do Sul, em nome do governador Eduardo Riedel, enfatizou a relevância da feira para agricultura e pecuária regional.
“São Gabriel do Oeste destaca-se na produção agrícola e pecuária, especialmente na soja, milho e suínos. Esta feira não apenas congrega os municípios da região norte, mas também impulsiona o crescimento do setor agropecuário. A transferência de tecnologia e a comercialização são fundamentais para o nosso desenvolvimento econômico e social”, destacou Beretta.
Ele ainda destacou os investimentos e programas em andamento pelo estado e ressaltou a importância estratégica da Rota Bioceânica. “A Rota Bioceânica será importante para impulsionar não apenas o setor agropecuário, mas toda a economia do estado, gerando um impacto positivo significativo no desenvolvimento do MS. Com a construção da primeira ponte sobre o Rio Paraguai, que conectará Brasil e Paraguai, encurtaremos consideravelmente a distância do Centro-Oeste ao mercado asiático, fortalecendo nossa competitividade global”, explicou Beretta.
Frederico Stella, diretor-tesoureiro da Famasul, ressaltou a relevância da Agripesi para o setor agropecuário. “Eventos como a Agripesi são essenciais para disseminar inovação e tecnologia. São Gabriel do Oeste está na vanguarda da produção agropecuária, e feiras como esta são vitais para o crescimento dinâmico do agronegócio”, enfatizou Stella.
O prefeito Jeferson Tomazoni também destacou o impacto positivo da feira para a cidade. “A Agripesi traz infraestrutura, tecnologia e conhecimento para nossos produtores rurais, consolidando São Gabriel do Oeste como referência no setor. O apoio a eventos como este é de grande importância para o desenvolvimento econômico e social do nosso município”, afirmou Tomazoni.
Renê Miranda, realizador da Feira e presidente do Sindicato Rural de São Gabriel do Oeste, ressaltou o impacto positivo da Agripesi para a comunidade local e agradeceu aos parceiros fundamentais. “Agradeço ao Sistema Famasul pela relevância do seu trabalho na região, proporcionando capacitações e assistência técnica através do Senar, ao Sebrae pelo constante apoio na organização do evento, à Prefeitura Municipal, ao prefeito Jeferson Tomazoni e ao secretário de infraestrutura Eris, que foram essenciais para que a feira se tornasse realidade”, destacou Miranda. Ele convida calorosamente a todos para participarem deste evento que fortalece o agronegócio e impulsiona o desenvolvimento local.
Entre as autoridades presentes estavam o presidente da Câmara, Fernando Rocha, o prefeito de Rio Negro, Buda do Lair, o tenente-coronel Cleder Pereira da Silva, o tenente-coronel Célio Ramos Barbosa, Priscila Proença do Sebrae, o secretário de Obras de Rio Verde, Ernani Fonseca, ex-presidentes do Sindicato Rural de São Gabriel do Oeste, o pastor Hélio Arruda, entre outros.
Durante os quatro dias de evento, a Agripesi apresentará soluções inovadoras para a agricultura, avicultura, pecuária e suinocultura, reunindo mais de 100 expositores. A feira consolida-se como uma vitrine nacional para empresas e negócios do setor, promovendo integração, desenvolvimento e inovação no agronegócio.