O Tribunal de Contas de Mato Grosso do Sul (TCE/MS) recebeu ontem (3) a visita técnica de Sebastião Helvecio, vice-presidente do Instituto Rui Barbosa (IRB) e conselheiro aposentado do TCE-MG, e de Claudio George Mendonça, superintendente do Sebrae/MS. Eles apresentaram o Indicador de Desenvolvimento Municipal, ferramenta que avalia o desenvolvimento dos municípios brasileiros.
O Indicador de Desenvolvimento Municipal, que está sendo apresentado a todos os Tribunais de Contas do Brasil, visa fomentar o desenvolvimento municipal em áreas como saúde, meio ambiente, cultura, economia, democracia, sociedade, energia e governança. Sebastião Helvecio destacou que o indicador reflete a tendência moderna de controle externo, não se limitando ao controle, mas também promovendo a administração pública. “Sem desenvolvimento, não há como gerar riqueza para financiar as atividades públicas, especialmente as que impactam a qualidade de vida dos cidadãos”, afirmou.
Geanlucas Júlio de Freitas ressaltou a importância do TCE-MS conhecer o projeto, pois os Tribunais têm a oportunidade de sugerir melhorias na ferramenta. “Será possível verificar com mais eficiência os índices de desenvolvimento de cada município”, explicou.
Claudio George Mendonça, do Sebrae/MS, destacou que a iniciativa, em parceria com os Tribunais de Contas e os Sebrae’s dos Estados, busca auxiliar prefeituras em compras públicas através de capacitações. “Queremos ajudar no desenvolvimento dos municípios”, concluiu.